
2- Seu professor escreve um projeto pedagógico: seu professor escreve um projeto com o tema Câmara Mirim, serão selecionados 6 projetos. Participando dessa forma, você votará nos três projetos de lei selecionados, fará parte da bancada da sua turma e de uma das três comissões que analisarão o projeto.
3- Você participa de câmara mirim de vereadores: se você participar da câmara mirim de vereadores do seu município, converse com o coordenador da câmara, ele deve enviar um e-mail para plenarinho@camara.gov.br.
Mas como funciona?
Lá, os três projetos serão novamente discutidos, agora em uma Comissão Mirim. Serão três comissões, cada uma pra um projeto de lei, com cerca de 80 estudantes, dessa Comissão será eleito um relator para o projeto, cujo objetivo é apresentar o relatório da Comissão. No segundo dia, acontecerá a Sessão Mirim, é onde os resultados da análise do dia anterior serão expostos e onde sua ideia será defendida por você. Na Sessão Mirim, os projetos de lei serão votados.
Após o término da Câmara Mirim, os projetos aprovados e seus relatórios serão enviados para as Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados que tratem dos temas dos projetos. Os projetos discutidos na Sessão Mirim serão enviados aos gabinetes dos deputados.
Como escrever um projeto de lei?
Pense sobre sua ideia e responda as seguintes questões:
EMENTA - O que está precisando melhorar no Brasil? Esse problema é referente a qual área?
(Esse é o problema que você quer solucionar com o seu projeto.)
TEMA - Esse problema pode ser resolvido por alguma regra que ainda não existe? Como seria essa regra? (Esse é o seu projeto de lei, a regra que você quer criar.)
OBJETIVOS - Quais os objetivos da regra?
PÚBLICO ALVO - Quem a regra vai afetar?
FISCALIZAÇÃO E APLICAÇÃO - Quem será responsável por fiscalizar e por fazer cumprir essa regra?
INCENTIVOS/ PUNIÇÕES - O que pode ser feito para que a regra seja cumprida?
RECURSOS - Essa regra envolve recursos (financeiros, humanos, naturais, materiais)? Como esses recursos poderão ser obtidos?
CONTINGÊNCIAS - Essa regra tem pontos negativos? O que pode ser feito para minimizá-los ou eliminá-los?
JUSTIFICATIVA - Por que você acha importante criar essa regra?
INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Se você participar da Câmara Mirim pela inscrição de projeto de lei, suas despesas e de seu responsável serão pagas pela Câmara. Caso você participe pela sua escola, a escola ou você será responsável por suas despesas. O mesmo acontece se você participar pela Câmara Mirim de Vereadores.
Conheça os três finalistas de 2015.
Leia seus projetos de lei: Brasil Saudável, Termo de Compromisso de Promessas e Audiovisual & Diversidade Cultural Local.
CÂMARA MIRIM


Neste ano as inscrições começaram em Abril, fique ligado! ;)

Tá acostumado a ouvir que política não presta? Que é melhor nem discutir? E se você tivesse a oportunidade de ser Deputado Federal em Brasília - DF? Participando da Câmara Mirim, você experimenta na prática a elaboração de leis, sua defesa e votação.
Ficou com vontade? Tem uma ideia pra mudar o Brasil? Existem três formas de participar:
1- Você escreve o seu projeto de lei, com um dos seguintes temas:
educação / cultura;
saúde;
segurança;
meio ambiente;
transporte.

Vamos dizer que você envie um projeto de lei. Seu projeto será analisado por uma comissão da Câmara dos Deputados de acordo com a criatividade e originalidade do projeto, sua adequação a um dos temas listados lá em cima, clareza de ideias, pertinência e importância da aprovação do projeto para a sociedade brasileira. Depois da análise, seis projetos serão escolhidos.
Esses projetos serão enviados para análise dos estudantes de uma das escolas participantes (aquelas em que os professores escreveram projetos pedagógicos). Dessa análise, sairão os três projetos que serão defendidos e votados na Câmara Mirim.
A edição 2015 da Câmara Mirim ainda não chegou ao fim, mas você já pode ficar ligado e se planejar para o próximo ano.
Câmara Mirim 2010.
Foto: Divulgação.
Palácio do Congresso Nacional.