

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS
PÚBLICAS

Eles pedem também conhecimentos no Sistema Internacional de Medidas (SI)
Gosta das exatas? Se você está no 9º ano do ensino fundamental, aqui vem mais uma olimpíada: a OBFEP. A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas funciona como a OBMEP. Seu professor ou a direção da sua escola a inscreve na olimpíada, além de receber as provas, aplica-las e enviar os resultados.
A OBFEP também é dividida em 2 fases: a primeira é constituída de 15 questões objetivas e a segunda de 5 questões discursivas e 2 experimentais. Nas questões experimentais, você recebe alguns materiais e realiza os experimentos, depois disserta sobre seus resultados. A olimpíada possui 3 níveis, de acordo com a escolaridade: nível A para o 9º ano e níveis B e C para o Ensino Médio.
O número mínimo de acertos na 1ª fase para a classificação para a fase seguinte é definido todo ano, nesse foi necessário acertar 10 questões. Para definir a classificação final só os resultados da 2ª fase contam. A premiação é feita a nível nacional e estadual. São 20 medalhas de ouro para os 20 primeiros classificados em cada série, o mesmo número de medalhas de prata e bronze seguindo a ordem de classificação. Na classificação por estado, serão entregues 9 medalhas de ouro para os alunos com melhores posições na classificação por estado por série (sendo três medalhas para a rede municipal, 3 para a rede estadual e 3 para a rede federal de ensino). O mesmo para as medalhas de prata e bronze a nível estadual. Para os alunos com melhores classificações por estado, que não receberam medalhas a nível nacional, serão entregues menções honrosas. Os professores e as escolas também são premiados.
Como se preparar?
A olimpíada disponibiliza uma lista dos conteúdos cobrados em cada modalidade, clique aqui.
Dê uma olhada nas provas anteriores e no Calendário 2015.
Também podem te ajudar:
Confira também o KhanAcademy
Veja também as aulas dos Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo e do Portal da Matemática organizado pela OBMEP.