
Olimpíada Brasileira de Química Júnior

Tá aproveitando seu 8º ou 9º ano? Tá achando Química um negócio maneiro? E se a gente te dissesse que agora você tem mais um motivo para se aprofundar na disciplina? Pois é. A OBQJr é pra gente curiosa. Ela é feita em duas fases. A primeira é aplicada na sua escola e possui 20 questões objetivas. Já na segunda, você deve se dirigir a um Polo de Aplicação (geralmente a UFS, aqui em Sergipe) e a prova conta com 10 questões objetivas, que somam 40 pontos, e 3 dissertativas, que correspondem a 60 pontos.
Se sua nota estiver entre 95 e 100 pontos, você recebe a medalha de ouro, de 85 a 94.9 pontos, medalha de prata, de 70 a 84.9, medalha de bronze, de 50 a 69.9, menção honrosa. Alunos medalhistas de ouro e prata estão automaticamente inscritos na Olimpíada Brasileira de Química do próximo ano (uma oportunidade enorme pra você! Mas depois a gente fala sobre isso...). E se você gabaritar a prova (alcançar os 100 pontos) seu nome vai parar num troféu!
Gostou? Converse com seu professor de Ciências, ele deve inscrever a escola e os alunos interessados.
Quer começar a se preparar? Confira os links abaixo.
Se você se destacar na Olimpíada Brasileira de Química, você poderá fazer parte da equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional e na Olimpíada Ibero-americana de Química, e ainda vai participar do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química em uma das universidades participantes. Vai deixar essa chance passar? Lógico que não, né?





















Conteúdos para estudo
A OBQJr indica três livros para estudo:
- Química & Sociedade, de Wildson Luiz Pereira dos Santos;
- Química Geral, de João Usberco e Salvador Edgard;
- Química na abordagem do cotidiano, volume 1, de F. M. Peruzzo e E. L. Canto;
Todos são livros didáticos, se você não encontrá-los na biblioteca da sua escola, vale pedir a algum amigo do Ensino Médio ;)
As inscrições geralmente começam em Junho ;)