Questionamentos relevantes
- movcomcontramare
- 16 de out. de 2015
- 3 min de leitura
O que são oportunidades acadêmicas?
São experiências que vão além da sala de aula, exigem certo conhecimento das disciplinas a que se destinam (e nessa parte conversam muito com a escola) ou de habilidades gerais. Por exemplo, apesar de ser uma atividade que não é uma das matérias estudadas na escola, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) usa a Matemática que você aprende na escola. Ainda assim, a OBMEP não é exatamente o que você aprende na escola, os problemas são diferentes, e é aí que você estuda, se esforça e usa a criatividade ;) . Outro grupo de oportunidades acadêmicas te ajuda a aplicar o seu conhecimento ou mesmo a descobrir na prática o que determinada função representa, as simulações são assim. No Parlamento Jovem Brasileiro ou na Câmara Mirim você aprende sobre o dia a dia de um deputado, da elaboração de leis à votação, sendo um. Habilidades que na escola não são muito cobradas, como diplomacia, estratégia e oratória são exercitadas nas simulações. Aprender a expressar suas opiniões, respeitando as divergências, e a aceitar decisões contrárias às suas são importantes ensinamentos desses programas. Além dessas, existem as oportunidades que te levam a outros estados e países, sem gastos. Já pensou em estudar o ensino médio com aulas em laboratórios, estudar inglês, japonês ou alemão, ter aula de teatro e música? Ou mesmo passar as férias em outro país, aprendendo outra língua? Pense no seu sonho, aposto que tem uma oportunidade esperando por você.
Por que buscar oportunidades acadêmicas?
Imagine que você nunca teve a chance de aprender a tocar violão, de repente alguém te diz “mas você nunca seria um bom músico...”. Você acha que isso tá certo? A gente nunca vai saber se você nunca começar a tocar. Agora imagine que abriram uma oficina de violão na sua cidade ou povoado. Se você frequentar a oficina, vai descobrir se gosta ou não de tocar e só então vai descobrir se vai ser um bom músico ou não. Agora vamos chamar a oficina de violão de oportunidade acadêmica. Vamos substituir o violão por qualquer coisa que você tenha curiosidade ou vontade. Quer descobrir se você gosta? Teste. É na prática que a gente aprende.
O que são Olimpíadas Científicas?
Olimpíadas Científicas são competições dos mais variados tipos: individuais ou equipes, em provas, desafios, debates ou torneios. Elas focam em áreas específicas do conhecimento (como Matemática, História, Química e muitas outras) e buscam incentivar o estudo e identificar talentos.
Por que estudar?
Vai dizer que você nunca ficou curioso com alguma coisa? Como o avião se mantém no ar? Como a lua influencia as marés? O que é um terremoto? Alguém também já se perguntou sobre isso. Melhor, essas pessoas escreveram suas experiências e passaram seu conhecimento adiante. Sabendo disso, matando sua curiosidade, você vai poder fazer outras perguntas. O mundo vai se expandindo, e você vai poder compartilhar suas experiências e ajudar outras pessoas. Comece essa jornada! Estudar é conhecer o mundo do qual você faz parte.
Como fazer um bom uso da internet?
Deixe a ansiedade de lado. Se você abrir o facebook agora e depois daqui a 15 minutos, nada terá mudado. Lógico, uns dois amigos seus devem ter postado fotos, outros tantos compartilharam algo... Mas no que isso te acrescenta? Descontrair é bom, mas quando toma a maior parte do seu dia, é um problema. Tem muitas maneiras legais de aprender na internet. Abuse delas. E, enquanto você estuda, tente se entender. Qual o horário que você está mais disposto e tranquilo? De que forma você aprende? São passos simples, mas fazem toda a diferença no seu aprendizado.
O que preciso ter?
Algumas oportunidades acadêmicas são restritas ao ensino médio ou ao 8º e 9º ano do ensino fundamental. Fora questões desse tipo, tudo que você precisa pra se dar bem é esforço. Pesquise, fique por dentro de como funciona a oportunidade, estilo de questões (se for um teste)... e estude o assunto. Com vontade e trabalho duro, não existem barreiras.
Como meus professores e amigos podem me ajudar?
Não tenha medo de pedir ajuda. Se você está estudando sozinho e não consegue entender algo, por mais que não seja a matéria que seu professor está passando na escola, converse com ele. Mais que isso: junte-se aos seus amigos, forme grupos de estudo, convide seus professores. Não há maneira melhor de usar o conhecimento do que compartilhá-lo.
Comentários